GNindica

Alice no país das Maravilhas – Releituras interessantes

Alice no país das maravilhas, um clássico publicado por Lewis Carroll em 1865, nos conta a história de uma menina que segue um coelho branco até sua toca, que se revela como o País das Maravilhas. Neste mundo mágico, sonho e realidade são quase impossíveis de diferenciar.

Não há um consenso a respeito do livro se dirigir para o público infantil ou adulto, mas à parte desse debate, trouxemos para vocês seis releituras baseadas nesse clássico atemporal.

 

  1. O Lado Mais Sombrio (A. G. Howard): Nesta releitura, a tataraneta de Alice precisa ir ao País das Maravilhas desfazer os erros cometidos por sua tataravó. Só assim quebrará a maldição que está sobre sua família desde então. 

 

Opinião GN: É uma releitura moderna e através dos olhos de uma personagem um pouco mais amadurecida. Apesar de ser um livro interessante (diria até intrigante), ao longo da história faltou a parte sombria que o título sugere.

 

Para quem se interessar, ele possui continuação: Atrás do espelho (livro 2): https://www.skoob.com.br/atras-do-espelho-406629ed461312.html, Qualquer outro lugar (livro 3): https://www.skoob.com.br/qualquer-outro-lugar-576518ed577547.html, Sussurros do País das Maravilhas (Livro de contos): https://www.skoob.com.br/sussurros-do-pais-das-maravilhas-633197ed634573.html.

 

  1. Alice no país do Quantum (Robert Gilmore): A proposta deste livro é tornar a física quântica acessível a todos. 

https://www.skoob.com.br/alice-no-pais-do-quantum-8755ed10023.html

 

Opinião GN: parece uma proposta digna de ser verificada. Conta pra gente se você ler!!

 

  1. Rainha de Copas (Colleen Oakes): desta vez a perspectiva é da vilã da história e sua jornada desde os tempos de princesa aos dias da Rainha de Copas consagrada por Lewis Carroll. 

 

Opinião GN: este seguiu a moda de abordar a visão da vilã, talvez com o objetivo de aproximá-la do público leitor. Honestamente não sei o que esperar desta releitura.

 

Possui uma continuação, entretanto, ainda não foi traduzida para o português: https://www.skoob.com.br/livro/427359ED484016

 

  1. Alice no País das Maravilhas e a Filosofia (William Irwin): esta versão procura responder dúvidas a respeito das particularidades da história original. Questões consideradas pertinentes: Alice é um ícone feminista? As drogas podem nos conduzir pela toca do coelho? 

 

Opinião GN: Um bom livro para ler entre amigos ou para incitar discussões acaloradas em uma aula de filosofia ou literatura.

 

  1. Alice no País das Armadilhas (Mainak Dhar): A população mundial é zumbi-vampira com exceção de alguns remanescentes, dentre eles Alice. Ela é uma jovem que segue um destes seres até um buraco no chão, onde descobre o destino que está esperando por ela. 

 

Opinião GN: este sim parece ser sombrio. Estou amarelando para ler.

 

Também possui uma continuação: Alice e as armadilhas do outro lado do espelho: https://www.skoob.com.br/alice-e-as-armadilhas-do-outro-lado-do-espelho-571027ed571687.html

 

  1. Por último, Alice in Zombieland (Gena Showalter): Infelizmente ainda não foi traduzido para o português, mas aqui está o link da sinopse: https://www.skoob.com.br/alice-in-zombieland-230616ed257860.html

 

Opinião GN: nenhuma editora se voluntaria para traduzir?

 

Também possui uma continuação (em inglês): Through the Zombie Glass: https://www.skoob.com.br/through-the-zombie-glass-307958ed345067.html

 

Essas são as sugestões literárias que queríamos dividir com vocês. Esperamos que gostem. Lê e conta pra gente o que achou!!

Mineira de Juiz de Fora que está sempre com o pé na estrada. Amante de livros, de fotografia, e eterna viciada em doces. Sonha em conhecer o mundo e registrá-lo nas lentes de uma GoPro. Instagram da Vivis

Estudante de Ciências Náuticas, ninja por natureza, ligada no 440V. Apaixonada por livros, cinema e viagens,

2 comentários em “Alice no país das Maravilhas – Releituras interessantes

Os comentários estão encerrados.